Qual a diferença entre ter família e ser família? Vamos fazer essa reflexão comigo? Família é o grupo social primário do ser humano. O lugar onde temos nossas primeiras emoções, percepções e vivências da vida. É intrínseco do instinto natural do ser humano querer acolhimento, proteção e amor desde o princípio da vida, mas infelizmente não é sempre que isso acontece no grupo social em que a pessoa nasce.
Os laços genéticos têm grandes significados psicológicos nas relações humanas, mas os laços emocionais são essenciais para que as pessoas sintam-se parte de uma família. Minha orientação hoje é para você que sente pertencer a uma família e também para você que pensa não ter esse tipo de relacionamento na sua vida.
Se você sente-se em família, para que esse sentimento seja permanente é preciso cuidar do relacionamento entre os membros. É necessário manifestações de amor entre as muitas formas que ele pode ter. Procure saber como as pessoas da sua família sentem-se amadas e faça, diga, seja claro (a). Amor é sentimento, amar é atitude.
Se você não sente-se parte de uma família devido às fragilidades do núcleo em que você nasceu é importante tratar na psicoterapia suas experiências familiares negativas. Ressignificar sua compreensão sobre o que é amar e ser amado é fundamental para que você não tenha dificuldades de estabelecer relacionamentos emocionalmente saudáveis. Estamos aqui para te ajudar.