Psiquiatra ou psicólogo? Como tratar a depressão?

Psiquiatria

A venda de antidepressivos no Brasil cresceu 23% entre os anos de 2014 e 2018*. Um dado que reforça o que diversas outras pesquisas estão sinalizando: a depressão é uma doença crescente no país.
.
O aumento do uso de medicamentos é em partes positivo, pois demonstra que as pessoas estão buscando tratamento. Por outro lado, muitas pessoas acreditam que apenas o tratamento medicamentoso é suficiente para tratar o quadro depressivo. O que percebemos em nossa prática clínica como psicoterapeuta é a necessidade de associar ao tratamento psiquiátrico o acompanhamento psicológico.

Quando uma pessoa com sintomas depressivos procura um médico psiquiatra e tem seu diagnóstico confirmado, ela iniciará um tratamento medicamentoso que será acompanhado periodicamente por este profissional, por meio de consultas. Esse tratamento visa a remissão dos sintomas, no entanto, sabemos que o entrelaçamento de vários fatores contribuem para com o surgimento de um quadro depressivo.

Não basta apenas tratar os sintomas, mas compreender do que esses sintomas estão falando. Para isso é fundamental o acompanhamento psicológico para compreender as possíveis causas emocionais que desencadeiam a doença.

A psicoterapia auxilia o paciente no processo de autoconhecimento, na compreensão de seus limites e necessidades, elaboração de perdas e a lidar melhor com suas emoções e seu passado proporcionando o amadurecimento emocional. Nossa equipe multiprofissional possui experiência pratica e conhecimento teórico e está qualificada para lidar com pacientes que se encontram em sofrimento em decorrência de um quadro depressivo. Estamos aqui para te ajudar.

Alameda Shopping

Torre A, sala 316 – Alameda Tower – Taguatinga – DF