Você é daquelas pessoas que se preocupa com a opinião dos outros?

Você é daquelas pessoas que se preocupa com a opinião dos outros?

Caso sua resposta seja “sim”, então, suponho, você é alguém que sofre. Digo isso pelo fato de que não há como agradar todo mundo o tempo todo e ser feliz.

Já pensou no quanto ultrapassa seus limites nesta hercúlea tentativa de agradar os outros? O quanto ou quantas vezes você se anula e passa por cima de si mesmo(a) e de suas necessidades em prol dos outros?

Se você dá muita importância ao que os outros dizem se torna refém deles e do que falam. Perde sua autonomia, sua opinião própria, sua liberdade e sua energia, assim como seu tempo, investindo em vãs tentativas de explicar ou defender-se das críticas ou cobranças alheias.

Quero dar três dicas importantes que podem ajudar-lhe significativamente.

A primeira, busque se conhecer melhor. Identifique suas imperfeições, mas também suas qualidades, habilidades e competências. Assim não se guiará pela opinião dos outros a seu respeito.

Segunda, coloque-se como prioridade em sua vida e dê a si mesmo(a) o valor que possui.

Terceira, diga “não” quando julgar necessário. Não tema perder o amor das pessoas. As que lhe amam de verdade podem até ficar chateadas no momento, mas não deixarão de lhe amar por isso, pelo contrário, passarão a lhe respeitar, a lhe valorizar!

Agora, mãos à obra. Seja feliz!

 

Por: Elaine Lima – CRP/01-13665

Psicóloga e Palestrante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *