O anjo da meia noite

Há quem pense e diga que depressão é frescura, preguiça, falta de força de vontade ou a ação de uma força espiritual. Depressão é uma doença. Uma doença do jeito de ser. Não escolhe idade, raça, religião, condição social, grau de instrução. Sutil e silenciosamente chega e se faz presente por meio de seus sintomas que mobilizam muito desconforto, incompreensão, dor e sofrimento.

A falta de informação, as crenças errôneas e o preconceito paralisam e impedem que a pessoa em sofrimento ou seus familiares busquem ajuda profissional. A depressão se arrasta mobilizando uma forte sensação de impotência e ausência de perspectivas. A vida perde o encantamento. A vida perde o brilho.

O isolamento torna-se uma necessidade e a morte uma possibilidade de resolução dos problemas. Seus principais sintomas: humor alterado, anedonia, apatia, isolamento social, sentimentos de culpa e menos valia, redução da capacidade cognitiva, desejo de morte, ideias suicidas, alterações no sono, anorexia ou hiperfagia.

Uma boa notícia: depressão tem tratamento. Se você se identificou com alguns dos sintomas acima, busque ajuda profissional.

Você merece ser feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *