Basta um passo por dia

Dados demográficos indicam que a expectativa de vida tem aumentado significativamente nos últimos anos. Estamos vivendo mais, isso é fato!
Todavia, como está a qualidade dos nossos dias vividos? Aumentando na mesma proporção ou estamos  no “automático” deixando-nos levar pelo medo, o estresse, a agitação, a sobrecarga de atividades e responsabilidades ou pela ausência de tempo?
A incidência de doenças crônicas como o câncer, diabetes, Parkinson e Alzheimer também está aumentando assim como os casos de ansiedade (nas mais variadas manifestações) e de depressão.  A necessidade de mudanças no jeito de ser e viver e de escolhas que proporcionem mais saúde e qualidade aos nossos dias vividos é urgente.
Penso que mudança é um processo constituído de diferentes estágios. O importante é começar!  E o desafio está em desligar o botão do “automático” e assumir a direção de nossa vida. Se a cada dia conseguirmos dar apenas um passo, no final de uma semana serão sete passos, no final de um mês trinta passos, no final de um ano 365 passos! Basta simplesmente a cada dia um único passo e a mudança se presentificará em nossa vida.
Inserir novos hábitos no dia a dia é um desafio, por isso nada de cobranças ou estresses. Vamos devagar. Um dia de cada vez. O importante é decidir que você não quer mais ficar onde está e nem da forma que está.
Resgate atividades prazerosas ou descubra novas atividades. Experimente! Crie! Movimente-se! Inove!
E não se esqueça do principal: se ame, se valorize e se respeite. Lembre-se: apenas um passo a cada dia!
Escrito por: Elaine Barbosa de Lima, psicóloga da clínica EGOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *