ESPECIALIDADES

Psiquiatria

A palavra “Psiquiatria” deriva do grego e significa “arte de curar a alma”.  É uma especialidade da medicina que se dedica ao estudo e ao cuidado da saúde mental humana. Atua nos âmbitos da prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, de origem orgânica ou funcional, com o objetivo de proporcionar alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico à pessoa doente.

O psiquiatra avalia as queixas e sintomas, solicita exames quando necessário, faz prescrição de medicação para tratar a desordem química que acomete seus pacientes. O psiquiatra também realiza um trabalho de psicoeducação  ao orientar, esclarecer e informar  seu paciente e familiares a fim de que  tenham um melhor entendimento do que está ocorrendo e da importância da adesão ao processo de tratamento.

Vale a pena ressaltar que  cuidar da saúde mental não implica em somente tomar a medicação prescrita. O tratamento pode incluir atendimento psicológico, prática de atividade física regularmente, alimentação saudável, evitar o uso de fumo, drogas ilícitas e bebidas alcóolicas.

Qual a diferença entre o Psiquiatra e o Psicólogo?

Em virtude da ausência de informação, muitas pessoas se confundem quanto às atribuições profissionais e diferença entre o psiquiatra e o psicólogo.

O psiquiatra é um profissional com formação acadêmica em Medicina e especialização em psiquiatria. Avalia a queixa de sofrimento do paciente, busca identificar os transtornos presentes e prescrevem medicação com o objetivo de reestabelecer o equilíbrio químico cerebral de seu paciente.

O psicólogo é um profissional graduado em Psicologia (Bacharel) e que posteriormente faz  especialização  numa abordagem teórica de sua preferência. O psicólogo não tem formação médica e, por isso, não faz prescrição de medicamentos. Seu principal instrumento de trabalho é a “fala”, embora possa fazer uso de diferentes recursos técnicos e lúdicos quando necessário. Por meio de uma escuta atenta e ativa, busca compreender as relações que o paciente estabelece consigo mesmo, com os outros e com o mundo e que podem lhe gerar sofrimento e dor emocionais comprometendo sua saúde emocional e psíquica.

PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental

O PEI corresponde a um Programa de Enriquecimento Instrumental que visa desenvolver o potencial de aprendizagem, tornando os indivíduos mais bem sucedidos em suas atividades acadêmicas e profissionais, transformando, assim, seus sistemas de relações. O programa é direcionado a todas as pessoas interessadas no desenvolvimento do seu POTENCIAL DE APRENDIZAGEM, sendo elas, crianças, adolescentes, adultos ou idosos, com desenvolvimento típico ou atípico.

Psicoterapia Individual

É a modalidade de atendimento mais clássica da psicologia e recomendada à todas as pessoas, independente da faixa etária. A psicoterapia individual é um momento de cuidar de si mesmo, indicada para as pessoas que buscam melhorar sua saúde psicológica e mental, proporcionando uma melhor qualidade de vida

Psicoterapia de Casal

A terapia de casal auxilia os cônjuges que se encontram em situações de conflito e sofrimento psíquico, com foco na relação do casal. O psicólogo irá auxiliar os cônjuges, a compreenderem a dinâmica conjugal favorecendo o desenvolvimento de atitudes e comportamentos que conduzam a um melhor relacionamento para o casal.

Psicoterapia de Grupo

É uma modalidade de terapia coletiva que possibilita às pessoas acolhimento em um grupo e as auxilia a repensarem sua vida e suas escolhas

Psicodiagnóstico

É um processo de avaliação para a obtenção de informações importantes sobre a estrutura psíquica, mental e emocional do sujeito com um objetivo especifico.

Orientação Vocacional

O processo de Orientação Vocacional e Profissional pode auxiliar essas pessoas em suas escolhas. Por meio de entrevistas, questionários de interesse, atividades avaliativas, testes projetivos, testes de personalidade e testes intelectuais

Avaliação para Cirurgia Bariátrica

A presença de um psicólogo na equipe de cirurgia bariátrica é fundamental e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Além do aspecto legal, o que faz com que a avaliação imprescindível é a importância do paciente entender como tal mudança irá afetar sua vida

Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica é uma investigação detalhada das funções mentais conhecidas como funções cognitivas. Utiliza-se de testes psicológicos e procedimentos padronizados além de anamnese  para investigar quais  funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas.

Preparação para a Aposentadoria

É um grupo terapêutico direcionado às pessoas que estão no período de pré-aposentadoria ou aposentadas que buscam meios e condições de desfrutar sua aposentadoria de forma saudável, ocupando seu tempo  com atividades prazerosas e produtivas. Cada edição do grupo se dá em 08 encontros semanais, com o número máximo de oito participantes.

Pré-natal Psicológico

O grupo terapêutico GESTAR é direcionado às mulheres que se encontram em período gestacional e aborda temas sobre gravidez, cuidado com o corpo grávido, parto, puerpério, sexualidade na gestação, entre outros temas. Cada edição do grupo se dá em nove encontros semanais, com o número máximo de oito participantes.

Psicopedagogia

É uma modalidade de atendimento voltada para os problemas de aprendizagem e o sofrimento psíquico decorrente destes problemas. Os pacientes que buscam esse atendimento apresentam queixas de baixo desempenho escolar, problemas de comportamento e dificuldades de interação com colegas.

Avaliação Psicopedagógica e Problemas de Aprendizagem

Esta avaliação possibilita a identificação de problemas ou a confirmação de hipóteses diagnósticas, auxilia na proposta de intervenções psicopedagógicas e terapêuticas ou na indicação de tratamento com outros profissionais, como: neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos.

Psicoterapia Infantil

Tem como público-alvo crianças de até 12(doze) anos. O objetivo é promover o desenvolvimento global da criança, por meio de atividades lúdicas, visto que as crianças têm uma linguagem única.  A psicoterapia infantil irá contribuir para o crescimento psicoemocional da criança e auxiliar os pais ou cuidadores, a lidarem com as dificuldades que surgem nesta fase.

 

Psicoterapia para Adolescentes

Indicada para adolescentes que apresentam dificuldades relacionadas à puberdade, adolescência, escolha da profissão, relacionamento com os pais e com outros adolescentes. Por ser uma fase de transição, é possível que surjam conflitos e ansiedade para o adolescente e a família. A psicoterapia possibilitará o apoio e autoconhecimento ao adolescente, facilitando a melhora na sua qualidade de vida. É importante que a psicoterapia seja algo da vontade do adolescente e não só dos pais.

Psicoterapia para Famílias

Esta modalidade de terapia é indicada para famílias que se encontram em situações de conflitos, dificuldade de comunicação, casos de separação e divórcio, perda brusca e violenta, adoecimento de um dos seus membros, ou ainda pelo desejo de melhorar a forma de se relacionarem. Esse tipo de terapia colabora para enfrentar momentos difíceis e ajuda a família a deixar as mudanças naturais mais fluidas. A psicoterapia acontece com todos os membros da família juntos e com duração de até  1h30m.