Saúde mental, o equilíbrio necessário para a vida

A saúde mental e emocional é tão importante quanto o estado biológico global do ser humano. Visto que sem uma boa saúde mental é impossível manter ou ter uma boa qualidade de vida.

Observamos que as pessoas estão preocupadas com a alimentação saudável, atividade física para terem corpos saudáveis ou até mesmo para se enquadrarem nos padrões de beleza. Esse tipo de preocupação é muito pertinente quando, além de corpos saudáveis conseguimos ter uma integração entre o físico e o mental, proporcionado assim um equilíbrio.

Quando protelamos os cuidados com a mente, de alguma forma o corpo irá externar essa falta de cuidados por meio da somatização dos sintomas. Esse processo é transferir para o físico aquilo que aconteceu na mente. Os conflitos psíquicos se não forem geridos de forma adequada, podem se traduzir em doenças. As depressões, ansiedades, as angústias, as explosões de raiva e tudo o mais, inevitáveis consequências que só machucam a nós mesmos e àqueles que nos amam.

Os conflitos psíquicos se não forem geridos de forma adequada, podem se traduzir em doenças.

Viver com pendências emocionais e sentimentais é viver pela metade, com um peso que se vai acumulando e um dia tem que escapulir de alguma forma. Alguns estudos mostram que acumular situações mal resolvidas, palavras não ditas, sentimentos ou pensamentos negativos geram inúmeros problemas de saúde.  Ou seja, o que você não resolve na mente, o corpo transforma em doença.

A vida é uma arte, com atalhos, armadilhas, conquistas e frustrações. O que deveria nos tornar propensos a ficamos cada vez mais fortalecidos e confiantes. No entanto, muitas vezes nos amedrontamos e nos acovardamos durante esse caminhar, ficando paralisados emocionalmente.

A vida é uma arte, com atalhos, armadilhas, conquistas e frustrações.

Para se ter uma vida equilibrada e saudável é necessário viver e não apenas sobreviver. É importante conhecer e reconhecer seus limites, suas escolhas e o seu valor. Para isso, a harmonia entre o corpo e a mente é imprescindível. Essa harmonia consigo mesmo e com o outro só é possível quando se tem saúde mental.

 

Por Kênia Ramos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *